janeiro branco pet

Janeiro Branco Pet – 4 dicas para cuidar da saúde mental e emocional do seu felino!

Logo que o ano inicia, é comum refletirmos sobre o ano que passou e nos preocuparmos em criar metas e planejamentos com foco no bem-estar, na saúde mental e emocional. 

Mas, às vezes, esquecemos que os pets também merecem atenção nesses aspectos, principalmente pelo fato de que muitos deles levam uma vida solitária, sem contato frequente com o mundo externo e poucos momentos com seus tutores.

Em especial, os felinos podem apresentar sintomas de tristeza e depressão, simplesmente pela redução de alguns neurotransmissores ou por grandes mudanças no seu dia a dia, uma vez que os bichanos são muito apegados à rotina e podem sentir bruscamente a falta de algo.

Por isso, o ‘Janeiro Branco’ é uma campanha que busca conscientizar a importância da saúde mental, sobretudo, devendo ser considerada também no universo pet, já que cabe a nós humanos proporcionar o bem-estar físico e mental para eles, bem como estarmos sempre atentos a qualquer tipo de anormalidade em seu comportamento.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas para que os tutores possam cuidar de seus pets da melhor maneira e criar um ambiente acolhedor e agradável.

Continue lendo esse texto para conferir!

1. Dê atenção e carinho ao seu felino

Uma das melhores maneiras de proporcionar um melhor bem-estar mental e emocional ao seu bichano é doando seu tempo, principalmente para filhotes, que demandam mais energia e adoram brincar, além de ser uma ótima fase para criar vínculos. E os gatos idosos, que demandam mais atenção.

Por isso, procure, sempre que possível, reservar um tempo para ficar com ele, brincar e acariciá-lo. Brinquedos interativos que ajudam o pet a se exercitar e gastar energia são ótimas alternativas. Tudo isso irá ajudá-lo a se sentir mais amado e confortável em sua casa.

2. Proporcione um ambiente acolhedor

Faça seu pet se sentir em casa ao fornecer uma cama confortável, brinquedos adequados, água e ração fresca. Outra dica é deixá-lo livre para explorar o ambiente sempre que possível, principalmente se sentir que ele apresenta desconfiança ou medo.

Integrá-lo a todos os cômodos da casa e aos demais membros da família fará com que ele se sinta confortável no ambiente em que vive, e isso ajudará a proporcionar mais qualidade de vida ao seu amigo peludo.

3. Busque alternativas

Cada vez mais surgem soluções que ajudam a proporcionar o bem-estar físico e mental dos pets. Então, aproveite para apostar em brinquedos diferentes que auxiliem nessa busca, como túneis, redes, playground e arranhadores.

Outra alternativa que funciona muito é o feliway. Com a tecnologia usada através da cópia sintética dos sinais químicos deixados pelos felinos, ele é um produto que promove o bem-estar, auxilia na adaptação e ajuda a redirecionar comportamentos, como arranhar e o ato de se esconder. 

4. Mantenha a frequência ao veterinário

É fundamental levar seu felino ao veterinário regularmente, principalmente em casos em que ele apresente sinais de que está deprimido ou em um estado de tristeza. Através da análise de um especialista e dos exames clínicos, será possível identificar se existem outros tipos de doenças que possam estar contribuindo para esses sinais.

Através da frequência, também é possível que o veterinário conheça melhor seu pet e o comportamento dele e identifique com mais facilidade caso ele apresente algo fora do comum.

Por fim, não esqueça que a saúde e bem-estar do seu pet depende de você e, ao seguir essas dicas, poderá contribuir para uma vida mais feliz ao seu filho de quatro patas!