Endocrinologia

Beber muita água

Urinar exageradamente

Muito apetite

Ganhar ou perder peso excessivamente

Lesões frequentes na pele

Você sabia que gatos também podem apresentar doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios, assim como no ser humano?

Isso mesmo!

Lembrando que o sistema endócrino é responsável pelos hormônios que são utilizados para controlar diversas funções em todo o corpo. Os sintomas mais comuns em doenças endócrinas as citadas acima.

O endocrinologista veterinário é capaz de tratar essas doenças hormonais que podem afetar o seu felino. E, mais uma vez, ressaltamos a importância do diagnóstico precoce para oferecer qualidade de vida, bem-estar e eficácia no tratamento.

As doenças endócrinas mais comuns são:

• Diabetes Mellitus: ocorre na deficiência parcial ou absoluta de insulina, levando ao aumento da concentração de açúcar no sangue. Nesse caso, o gato tem aumento da sede e da frequência e do volume de xixi.
• Hipertireoidismo: é mais comum em gatos idosos e podem apresentar aumento de apetite e emagrecimento, muita sede e muito xixi. Como há aumento da produção dos hormônios da tireóide, alguns felinos podem se mostrar agressivos, o que é resolvido com o tratamento adequado.
• Hipotireoidismo: é basicamente o contrário do que ocorre no hipertireoidismo, onde o gato fica preguiçoso ou sonolento, apático, ganha peso e tem queda de pelos e infecção na pele. O tratamento consiste em reposição hormonal.
• Hipoadrenocorticismo: é uma deficiência dos hormônios produzido pelas adrenais e conhecida como ‘Doença de Addison’ e pouco frequente em gatos.
• Obesidade: atenção porque essa é a principal doença metabólica, onde a ingestão de calorias é maior que o consumo das mesmas, causando alteração no balanço energético do felino. Lembrando que a obesidade reduz a qualidade e expectativa de vida do gato.
• Hiperlipidemia: nesse caso, ocorre o aumento do nível de colesterol e/ou triglicerídeos no sangue. O pet pode apresentar dor abdominal, diarreia, vômito, problemas oculares e convulsões.