Dicas para curtir o carnaval com seu felino em casa!
Para muitas pessoas, o carnaval é a época mais esperada do ano. Contudo, muitos tutores ficam receosos sobre como aproveitar as festividades sem afetar o seu pet negativamente e fazer com que ele também faça parte e aproveite a folia.
Muitas cidades já contam com blocos e desfiles voltados para os pets no Brasil, além dos mais variados produtos e acessórios vendidos para ele se divertir junto com você.
Mas vale lembrar que nem todos os pets são iguais e gostam de festa. No geral, cães e gatos ficam muito agitados e desconfortáveis em ambientes de aglomeração, barulhos e pessoas estranhas para eles. Além de ser uma época que costuma ser calor, e o tempo quente os incomoda ainda mais.
Portanto, ao invés de levá-los para as programações de carnaval, você pode investir em alternativas para aproveitar a folia conforme a personalidade e necessidade do seu bichano. Contudo, é importante se atentar a alguns cuidados, mesmo que essa folia aconteça em casa.
Para tirar as suas dúvidas sobre isso, separamos as principais dicas para seu peludo. Boa leitura!
Identifique o comportamento
O primeiro passo é saber como seu pet se comporta normalmente quando sai da rotina ou quando há presença de muitas pessoas e barulhos desconhecidos no ambiente.
A maioria dos pets, em especial os gatos, não são tão sociáveis nesses casos; então, não seria interessante levá-lo com você para a folia. Isso evita aglomerações de pessoas desconhecidas no ambiente em que ele vive.
Não o deixe sozinho
Deixar o pet sozinho em casa para curtir a folia também pode não ser uma boa escolha, pois ele pode se sentir desconfortável devido às movimentações diferentes, barulhos fora do comum e a ausência de seu tutor nos horários habituais.
Por isso, o ideal é ter alguém que possa supervisioná-lo durante o período em que estiver distante, principalmente uma pessoa que seja conhecida pelo peludinho e que o deixe confortável em sua presença!
Evite barulhos
Evite expor seu bichano a caixas de som e barulhos muito altos, com os quais o pet não esteja acostumado. Os felinos possuem uma audição muito mais sensível do que a dos humanos, e isso pode assustá-los, além de deixá-los agitados. Por isso, o ideal é manter uma distância segura dos barulhos.
Ofereça conforto
Algumas situações podem deixar seu felino mais estressado, como é o caso da época de carnaval. Por isso, aproveite esse período para tranquilizar seu felino e deixá-lo o mais confortável possível. Algumas soluções podem ser úteis para ajudar nesses casos, como o Feliway, uma cópia sintética dos sinais químicos liberados pelos gatos e que auxilia no comportamento e proporciona bem-estar aos bichanos.
Fantasias
As fantasias e adereços fazem parte da brincadeira e, hoje, existem no mercado opções próprias para pets, pensadas especialmente no conforto e bem-estar deles. Além de deixá-los mais fofos do que já são, eles se tornam a atração da festa e se sentem parte da folia, mas lembre-se de usá-las somente se seu pet for acostumado a utilizar esses itens e se sentir confortável com isso.
Festa em casa
Outra opção muito viável é fazer a sua própria ‘folia’ em casa ou em um ambiente mais acolhedor, como os espaços próprios para pets. Assim, o seu peludo se sentirá mais confortável e poderá aproveitar do mesmo jeito, mas de uma forma adaptada para as necessidades deles.
Vai viajar? Confira as dicas!
Se o seu plano é viajar no carnaval e levar seu pet junto, não se esqueça de manter a carteira vacinal dele em dia e garantir a sua saúde e segurança. Para isso, conte com as soluções da clínica Katzen, um lugar totalmente especializado e pensado para felinos.
Outra dica importante são as cadeiras de transporte para pets, pois, além de proporcionar ao bichano um passeio agradável e seguro, fornecem aos tutores a autonomia para viajar com tranquilidade, sem se preocupar com a segurança e bem-estar de seu amigo peludo.
Opções não faltam para fazer os dias de folia mais divertidos junto com os pets, mas o principal é fazer isso com consciência e responsabilidade, respeitando os limites e necessidades do seu bichano e, desse jeito, criar momentos memoráveis!