Castração em gatos: Conheça os benefícios!
A castração em gatos, além de ser uma demonstração de cuidado e carinho, é uma medida que evita diversas zoonoses e a superpopulação felina, o que acaba ocorrendo de forma desordenada e acarretando em inúmeras consequências, se não controlada, como o abandono, maus-tratos e os riscos que o pet sofre ao se encontrar em situação de rua, além das condições precárias que esses pets vivem.
Outra consequência que se evita ao optar pela castração em machos são as brigas e disputas pela marcação de território. Já nas gatas fêmeas, a castração é uma solução para combater o cio, uma fase que geralmente deixa as gatinhas inquietas e agitadas, além de auxiliar a controlar o comportamento sexual dos felinos.
Por isso, a castração dos felinos deve ser sempre conversada com o médico veterinário para decidir a melhor hora, individualmente. Normalmente, a partir dos 6 meses.
Nesse sentido, elencamos os principais benefícios para que você os conheça e consulte o seu veterinário para realizar a castração do seu felino, com segurança e responsabilidade.
Continue a leitura e confira!
Como ocorre a castração de gatos
A castração é iniciada através da solicitação de exames clínicos, para que o veterinário veja se seu pet está saudável para realizar a cirurgia.
Em machos, o procedimento visa remover os testículos do gato, o que tornará o bichano infértil (incapaz de se reproduzir), já que cessará a produção do hormônio testosterona.
Nas fêmeas, o procedimento consiste na retirada dos ovários e útero por meio de uma pequena incisão cirúrgica.
A cirurgia é simples, com anestesia geral, e, após sua realização, requer repouso e alguns cuidados recomendados pelo veterinário, como a higienização da cicatriz e a medicação para controlar a dor. Após a consulta de retorno para retirada dos pontos e avaliação do profissional, em pouco tempo seu felino estará totalmente recuperado.
Benefícios da castração de gatos
1. Favorece o comportamento tranquilo
Gatos castrados se tornam menos agressivos e agitados, pois a ansiedade e o comportamento causado pelas mudanças hormonais desaparecem, o que favorece o comportamento mais tranquilo e a relação saudável com o tutor e com os outros animais da casa.
2. Reduz o risco de câncer de mama e câncer de próstata
Nas fêmeas, a castração reduz as chances do câncer de mama, devido à ausência do hormônio progesterona, que deixa de ser produzido após a cirurgia, o que evita também infecções de útero.
Já, nos machos, reduz-se em grande escala o câncer de próstata, doença que pode ser fatal para os bichanos.
3. Diminui os riscos de fuga
Gatos não castrados tendem a buscar de forma descontrolada por fêmeas, para acasalamento e procriação. Mas, para isso, acabam correndo riscos ao tentar fugir, como atropelamentos e brigas com outros machos.
Por isso, a castração evita esse tipo de prática, uma vez que o felino apresenta menos interesse pela rua, e o seu instinto passa a ser controlado.
4. Combate doenças uterinas
Fêmeas castradas evitam desenvolver doenças como a piometra, uma infecção uterina comum em gatas de meia-idade, que pode evoluir para os ovários do pet.
Uma vez que o útero e ovários das gatas são removidos durante a castração, essa e demais doenças uterinas são combatidas.
5. Diminui a demarcação de território
A castração diminui os níveis hormonais dos felinos, o que contribui para a redução dos seus instintos de marcação de território e a probabilidade de confrontos com outros pets.
Com isso, eles diminuem a necessidade da demarcação de território e passam a urinar no local correto.
Além dos benefícios citados, é importante frisar que a castração só promoverá essas vantagens se realizada com profissionais qualificados.
Por isso, ao optar pela castração do seu felino, busque uma clínica veterinária especializada, evitando, dessa forma, qualquer ocorrência negativa.
Agora que você conhece a importância da castração e os seus benefícios, é hora de demonstrar o amor e o carinho com seu felino, que ficará livre de muito males e passará muito mais tempo ao seu lado!