Saiba como fazer a higienização correta do seu felino
Se você já teve contato com gatos em algum momento da vida, certamente já deve ter visto o peludo dedicar boa parte do tempo se limpando em longas lambidas.
Os gatos são populares por sua fofura e personalidade única, mas eles também possuem outras características marcantes, como a higiene.
No entanto, apesar da independência dos bichanos, os tutores também podem contribuir para uma higienização correta.
Para entender melhor, continue lendo este post!
Higienização felina correta
Apesar dos bichanos serem ‘autolimpantes’, eles precisam de alguns cuidados específicos para garantir uma rotina saudável.
Por isso, a higienização felina não se resume somente à pelagem do pet, mas também inclui o cuidado com a areia, escovação dos dentes, higiene da boca e orelhas, tratamento das unhas, além de proporcionar um ambiente confortável e limpo ao bichano.
Confira abaixo cinco dicas que podem ser adotadas tranquilamente pelos tutores para ajudar seu felino a ficar ainda mais limpo e saudável, e tornar o convívio muito mais agradável.
1. Prefira banhos secos e lenços umedecidos
Com uma limpeza tão completa, os banhos não se fazem tão necessários.
Na clínica Katzen, os banhos tradicionais não são recomendados, uma vez que a higiene felina é o suficiente para manter a limpeza em dia:
“Eles são pets autolimpantes e não precisam de banho. Além de gerar um desequilíbrio para o felino, gera também muito estresse. Indicamos sempre realizar a escovação dos pelos e uso de lenços umedecidos sem cheiro. Caso seja um caso específico solicitado por um veterinário, podemos indicar uma clínica que possui sala específica para banho em gatos”, explica a dra. Flávia Schelim, veterinária da clínica Katzen, especialista em felinos.
Por isso, o banho nos gatos é aconselhado em situações indicadas por um profissional, caso estejam extremamente sujos ou não consigam se limpar sozinhos.
2. Não esqueça da higiene dos dentes do animal
A higienização bucal é um cuidado que deve fazer parte da rotina do seu bichano.
Assim como nos humanos, a ausência dessa higiene causa o acúmulo de tártaro e placas de sujeira que se acumulam ao longo do tempo, levando a sérios problemas, como a doença periodontal, responsável por destruir as estruturas no entorno do dente felino.
Contudo, existem alguns desafios que os tutores podem enfrentar ao adotar esse hábito na rotina do pet, como o ato de arranhar ou apresentarem uma certa irritabilidade.
A dra. Gabriela Silva, veterinária da clínica Katzen, explica o que pode ser feito nesses casos:
“O ideal é sempre utilizar uma toalha para realizar o famoso ‘sushicat’ ou ‘burrito’, ou seja, enrolar as patinhas em uma toalha. Assim, evitamos que nos machuquem ou até mesmo se machuquem. Outra sugestão é sempre após realizar a escovação dos dentes, brincar ou oferecer um sachê como agrado. Sabemos que é uma tarefa desafiadora para os tutores e o mais legal é iniciar a escovação quanto antes, assim desde filhotes já estarão acostumados com a manipulação” afirma a veterinária.
3. Cuidado com as unhas
Cortar as unhas do felino pode ajudar na saúde e evitar que os bichanos arranhem outros pets da casa, o próprio tutor, móveis e o médico veterinário no momento de algum procedimento, por exemplo.
Além de evitar sujeiras que se acumulam embaixo das unhas e, com isso, microrganismos e possíveis doenças transmissíveis nos arranhões, como a raiva ou FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina).
O ideal é que as unhas sejam cortadas seguindo a orientação de um médico veterinário, de forma a evitar possíveis incidentes e hemorragias, prejudicando a função das unhas ou causando dores ao bichano.
4. Dê atenção aos olhos e orelhas
Os olhos são parte sensível da fisiologia dos gatos e, por isso, merecem atenção especial.
Muitas vezes, os bichanos podem acumular secreção ou outras sujeiras nessa região. Para manter a higiene, é recomendado realizar a limpeza com soro fisiológico ou algodão umedecido em água morna.
Outra parte delicada são as orelhas, pois elas podem acumular sujeira e gerar complicações.
Nesse caso, é recomendado seguir a orientação veterinária e encaminhar a um especialista para fazer a limpeza da forma correta.
5. Consulte sempre o médico-veterinário
A higiene também é um aspecto de saúde, por isso, é importante ressaltar a importância de acompanhamento veterinário.
Gatos são conhecidos por estarem sempre preocupados com a própria limpeza. Dessa forma, quando um bichano está descuidado, pode indicar uma doença ou fragilidade de seu amigo. E isso pode ser percebido pelo médico veterinário.
Seguindo os passos acima, você pode garantir mais higiene para seu companheiro e, assim, maior qualidade de vida!