Entenda sobre a relação dos felinos com outros pets
A convivência entre felinos e outros pets pode ser algo prazeroso e saudável. Contudo, para que essa relação ocorra de forma amigável, é necessário entender mais sobre o comportamento social dos felinos com o mundo para, assim, estabelecer limites e cuidados visando sempre o bem-estar e a qualidade de vida do bichano.
É importante saber que amizade entre os gatos e outros pets vai depender de vários fatores como comportamento, criação, personalidade e características específicas dos felinos.
Por isso, é fundamental conhecê-las antes de introduzir um novo pet na vida do bichano.
É o que abordamos hoje. Confira abaixo!
Comportamento social dos felinos
No geral, a socialização dos gatos se inicia a partir da sua segunda semana de vida. E é justamente nessa fase que os sentidos e a inteligência dele devem ser estimulados para auxiliar na formação e personalidade dele.
Nesse período, também é importante que o filhote já tenha contato com outros pet, para que a adaptação ocorra desde cedo, tornando-a mais fácil e fazendo com que ele cresça acostumado com a presença de outros peludos.
Por isso, é bem mais desafiador quando o felino já é adulto e se vê obrigado de uma hora para outra a ter que conviver com outro animal. Ele sentirá seu domínio invadido e sua primeira reação pode não ser tão agradável.
Ao ter que lidar com um novo ‘amigo’, a sua reação instintiva pode acertar uma unhada em seu focinho.
Mas, a notícia boa é que nem sempre o instinto falará mais alto.
O processo de domesticação modificou bastante o comportamento de nossos bichanos e, muitas vezes, eles podem se sentir confortáveis. Tudo depende da personalidade e do estilo de criação do pet!
Já com seus tutores não é diferente, através do contato físico desde as primeiras semanas de vida, será mais fácil criar as ligações afetivas entre gato e dono.
Personalidade
Segundo pesquisa realizada na Universidade da Austrália, os felinos possuem personalidades distintas, mas bem parecidas com as dos humanos.
Eles podem ser nervosos, extrovertidos, dominantes, espontâneos e/ou acolhedores.
Mas só quem já teve ou tem mais de um gato sabe que cada um tem sua própria personalidade e, compreendendo essa realidade, podemos melhorar os cuidados e proporcionar ambientes favoráveis para cada um deles.
No geral, mesmo havendo sustos e curiosidades inicialmente, a amizade entre gatos e outros pets pode ser construída se identificada e preservada a personalidade de cada um deles.
Nesse sentido, é possível criar um laço tão forte a ponto do peludo sentir a falta do outro pet quando ele morre. Assim como nós, os bichanos também ficam sensibilizados e tristes quando um amigo vai embora. Isso mostra mais uma vez, como é possível construir esta relação.
Além disso, os peludos podem viver bem e em perfeita harmonia seguindo algumas recomendações, principalmente se ambos os pets já forem adultos:
- Inicie uma aproximação cuidadosa;
- Crie um espaço separado para cada pet;
- Deixe um dos pets livres para explorar;
- Fique atento às reações;
- Invista em adestramento para ajudar;
- Evite deixar os pets juntos sem supervisão;
- Converse com o veterinário para auxiliar nesta nova relação.
Agora você já conhece um pouco mais sobre a relação dos felinos com outros pets e sabe que os bichanos podem até ter comportamentos e personalidades diferentes, mas sempre trazem alegria, diversão e muito amor para nossos lares!
E lembre-se que, com um pouco de paciência e entendimento, é possível criar um laço de amizade e carinho!