5 coisas que você não deve fazer com seu felino!
Sempre falamos aqui a respeito dos cuidados essenciais que os tutores devem ter com os felinos.
Mas, é importante também alertar sobre ações inadequadas e que devemos evitar para não gerar desconforto ou afetar a saúde e qualidade de vida do gato
Por isso, para você saber como cuidar melhor do peludo, listamos 5 itens que não se deve fazer com seu felino, para que você saiba como cuidar melhor sem cometer deslizes. Confira abaixo!
1. Não respeitar as liberdades básicas do bem-estar felino
A decisão de ter um gato exige responsabilidades das quais devemos estar cientes, sendo que a maior delas é garantir o bem-estar dele.
E isso significa que ele deve ter as suas liberdades essenciais ou necessidades básicas satisfeitas.
Para que o felino seja tão feliz quanto merece, ele precisa estar livre de sede, fome, desnutrição, desconforto, dor, doença, medo, estresse e livre para se expressar.
2. Não levar ao veterinário
Nem sempre os felinos demonstram comportamento diferente quando não estão bem e, às vezes, pode acontecer de surgir doenças silenciosas, que se manifestam apenas quando já estão em estágios avançados.
Por isso, é fundamental manter uma frequência de consultas ao veterinário, independentemente se você acha que seu gato está saudável ou apresenta comportamentos anormais.
Não levar o bichano ao veterinário é uma ação inadequada que pode comprometer a saúde e longevidade do bichano, fazendo com que doenças avancem demais e seu gatinho sofra em vão.
3. Não dar atenção suficiente
Embora os gatos possam parecer independentes, eles amam receber atenção! E essa é uma das responsabilidades dos tutores, como proporcionar momentos de qualidade junto ao seu felino, estimulando suas habilidades físicas e cognitivas, principalmente, na medida certa.
O contrário também é válido. Exigir a atenção o tempo todo dele, principalmente quando ele não quer, poderá criar um estresse ao bichano.
Portanto, deixe-o bem à vontade quando ele demonstrar que não deseja ser incomodado e procure passar um tempo de qualidade diariamente com o peludo!
4. Não respeitar os seus limites
A melhor maneira de mostrar que você ama o seu peludo é respeitando o seu espaço.
Os gatos, por mais amáveis e sociáveis que sejam, agem por instinto e tem o tempo deles para serem afetuosos ou ganhar a sua confiança.
Então, procure não forçar as interações, nem os carinhos. Deixe que ele vá até você e sinalize quando estiver pronto.
5. Não forneça alimentos que comprometam a saúde
Manter uma alimentação saudável para o seu felino é algo inegociável quando o assunto é a saúde dele. Isso é muito sério.
Nunca ofereça restos de refeições de humanos, como leite e derivados, chocolate, peixes, carnes, ovos, etc. Essa atitude pode comprometer rapidamente a saúde do bichano.
O ideal é investir em alimentos próprios para gatos e que forneçam as proteínas e nutrientes que eles precisam.
Uma boa opção é intercalar rações secas e úmidas, que auxiliam na hidratação dos bichanos. Outra alternativa que eles adoram são os petiscos! Ofereça entre as principais refeições e não se esqueça de repor a comida pelo menos duas vezes ao dia.
Como mencionado, cuidar de um gato não é apenas dar comida e água, tampouco entender sobre os cuidados que se deve ter.
Também é necessário saber o que não se deve fazer e entender quais são as responsabilidades e deveres dos tutores, além de tratar seu felino com respeito e amor, sempre priorizando sua saúde e bem-estar!