Saiba Como Evitar o Impacto dos Fogos de Artifício nos Pets.
As festas de fim de ano estão chegando e isso pode ser sinônimo de comemorações, músicas e festas. Mas também pode ser motivo de tensão para muitos, principalmente pelos barulhos dos fogos de artifício, o que não é nada agradável para os pets.
Muitos tutores acabam temendo por essas datas, a fim de que comprometa o bem-estar do seu filho de quatro patas. A maioria dos pets, em especial os felinos, ficam extremamente incomodados, assustados e com medo dos barulhos ensurdecedores dos rojões, causando agitação e estresse nos bichanos.
Mas para saber o motivo dessa preocupação e entender melhor como os tutores podem ajudar seus felinos nesses momentos, separamos algumas dicas para evitar o impacto dos fogos de artifício. Continue lendo esse texto e confira!
Por que os gatos têm medo de fogos de artifício?
Os gatos possuem uma sensibilidade auditiva bem maior do que a nossa. Na prática, a audição felina pode alcançar até 65.000 Hz, se comparada a dos humanos, só conseguimos ouvir até 20.000 Hz.
Por isso, o impacto do barulho causado pelos estrondos é bem maior aos pets e, na maioria das vezes, significa muito estresse aos peludos. A maioria fica desorientada, por sentir extremo desconforto e não saber como agir.
Por isso, muitos se escondem, para procurar abrigo e se proteger.
Os principais sinais de que um felino está assustado ou desorientado com os fogos de artifícios são:
● Miados sem parar
● Andar lento
● Corpo rebaixado e orelhas voltadas para trás
● Busca por esconderijos
É importante frisar que, se os sintomas evoluírem para algo mais intenso, como tremedeira, vômitos e diarreias, procure um médico veterinário o mais rápido, a fim de prevenir qualquer problema.
Como evitar o impacto dos fogos de artifício nos pets
A boa notícia é que é possível ajudar os bichanos nesses momentos a se sentirem mais seguros. Confira as principais dicas:
Crie um ambiente aconchegante para o pet
Uma das alternativas mais eficazes para minimizar o medo e a agitação do pet ao escutar os barulhos é minimizando a acústica e os ruídos externos.
Nesse sentido, a primeira providência é manter o pet dentro de casa, fechar portas, janelas e cortinas, criando o máximo de barreiras possíveis para isolar o barulho vindo de fora e fazer com que ele chegue o mais baixo possível aos ouvidos do pet.
Outra opção é aumentar o volume interno de sons que são familiares para o felino, como Tv e rádio, fazendo com que ele prenda a atenção a sons que já conhece e se disperse dos ruídos externos.
Brinque com o felino para distraí-lo
Essa dica vale principalmente para os filhotes, que ainda estão se ambientando com o espaço e se familiarizando com barulhos desconhecidos. Os pets filhotes são mais fáceis de serem distraídos através dessa técnica.
Por isso, ofereça brinquedos e acessórios divertidos e que chamem a atenção do seu bichano. Procure distraí-lo o máximo possível e se mantenha sempre por perto.
Confira aqui os melhores brinquedos para o seu gato!
Procure uma clínica veterinária de confiança
Em casos extremos, o veterinário pode ajudar, através de medicações ou alternativas que possam acalmar o felino e trazer mais tranquilidade, como o caso do Feliway, que através da cópia sintética dos sinais químicos felinos, auxilia os gatos a se sentirem mais confortáveis e seguros.
O mais importante é ter a presença de alguém por perto do pet durante as festas de final de ano, para que ele se sinta mais confortável e seguro e evite apresentar qualquer sinal de medo ou incômodo. Por isso, aproveite os fogos de artifício para abraçar seu pet e dar muito amor!